nada me falta (Resenha)

 Olá pessoal! com fim de mais uma leitura do desafio dos quatro livro e meio temos mais uma resenha, resenha do terceiro livro desse mês mostra progresso do meu desafio e velocidade que estou alcançando que permitira realizar lo sem correia ou stress, então vamos lá?


 

Ficha Técnica

Titulo:  Nada me Faltará
Auto:  Lourenço Mutarelli
Classificação etária:



Editora: Companhia das Letras
Publicação: 25 de outubro de 2010
Página: 144
ISBN: 9788580863925
Preço:  R$29,90 ebook no google play livros, físico ate no R$ 20,20 no submarino 

Sinopse

Numa novela ágil, narrada somente com diálogos, Mutarelli conta a história de um homem que ressurge um ano depois de ter desaparecido junto com a mulher e a filha. Incapaz de se lembrar do que aconteceu, ele precisa enfrentar a cobrança dos amigos e as suspeitas da mãe e da polícia. Nada me faltará narra a história de Paulo, um homem que desaparece misteriosamente com a mulher e a filha e ressurge um ano depois, sem explicações, na frente do prédio onde morava. Paulo é interrogado por médicos, policiais, amigos e familiares, mas não se lembra de nada do que aconteceu. Levado para a casa da mãe, ele se entrega a um estado de cansaço e desinteresse. A situação se complica conforme aumenta a cobrança para que ele volte a se comportar como antes, mas ninguém parece entender que, para Paulo, tudo está bem. O desinteresse pelo paradeiro da mulher e da filha alimenta a suspeita de um investigador e da própria mãe. Somente seu terapeuta, dr. Leopoldo, se mostrará compreensivo para tentar desvendar o caso de seu paciente. Ao realçar o descompasso entre as realidades dos vários personagens, Mutarelli elabora como poucos o tema da incomunicabilidade. Com um registro coloquial preciso e um humor estranho e desconfortável, ele explora um dos elementos típicos de sua obra: o limite incerto entre sanidade e loucura.

Misterio e loucura

"Nada me Faltará" é terceiro livro do desafio dos quatro livros e meio, um livro de mistério, drama, intrigas e investigação policial tudo em um só livro que provoca fascínio  no leitores e o deixa preso ate ultima pagina veremos as técnica, personagens e a historia desse livro como mais detalhes entende porque temos uns dos melhores livros da literatura brasileira.

Técnica


O autor é novador ou pelo menor é o quer que pensamos dele e da obra utilizando só diálogos para narrar história, o que é "uma faca de dois cumes" porque se por uma lado é novador e uma forma mais interessante de prende atenção do leitores e conta historia sobre vários pontos de vista, por outros lado pode deixa leitores confuso e também pode estanharem essa forma de narrar que na primeira vista choca o leitor. E ainda por cima, não tem nada que define fala de cada personagens só uma leitura atenta para sabre onde termina onde começa fala de cada um.
Fora fato que alguns diálogos deixa leitores, também deixam uma ar infantil, além livro ficar como uma cara  de roteiro de novela das oitos da rede "global lixo". E uma coisa que eu achei um grande erro é uso de uma regra que não servir para nada pôs cena continua a mesmo depois da regra e tem um momento que cena muda radicalmente sem uso da regra ou seja quando usa regra não muda nada e quando não usa muda cena, dando um ar de autor não sabre o que esta fazendo no livro e com diálogos sem travessão esta impressão fica cada vez mais forte.
Mas, leitor entende que se tratar de uma forma experimental ou sera que era puro releixo com próprio livro, vá lá sabre; o fato é que dá para percebe que livro foi construído assim. é proposta dele.

A história

O autor crio uma historia uma trama tão interessante que prende o leitor de tal forma que leitor não consegui se desvencilha dela, o leitor fica envolvido ao ponto de forma suas teorias sobre o caso e autor sabre disso chega brinca com possível teoria mais obvia que leitor poderia forma ao ler esta trama colocando na boca de personagem meio aleatória que parece só para da sua opinião sobre os fatos e deixando resto para imaginação do leitor. 
Já os personagens que são fixo estão continuamente alimenta a esperança da voltas das mulheres, pela lógica é claro que elas estão morta porque ou ele um cara muito filho da pu... e deixo ela para trás ou elas morreram deixando ele leva para tenta uma fuga já sozinho é mais fácil fugi supondo que tivesse presos, portanto era mais logico acredita que elas estavam morta, mas ele preferem manter esperança que é alimentada com volta dele o Paulo, porém como passa do tempo e atitudes de Paulo faz com que esperança comesse sumiu e da lugar desconfiança e acusações.
Tudo isso mais diálogos ajudarão autor criar ar de filme em uma construção melodrama que hora lembra novelas da oitos.

O patrogonista

Paulo tem suas peculiaridades e uma delas a que é mais evidente é sua falta de interesse pelas sumiu da filha e da mulher resultante de desdém por elas que se soma um completo desinteresse pela vida já demora para volta ao trabalho não procura novo apartamento fica na casa da mãe como um adolescente de 15 anos o que faz a gente pensa que ele sofreu um retrocesso mental votando para tempo da adolescência visto que...

Alert spoiler

 ...ao chega no sue antigo prédio ele pensa que seu casamento era um sonho e que ainda morava com a mãe.

Withou spoiler

E mesmo acusado da morte de sua família ele continua nem aí para procura sua mulher e sua filha com também não liga se nem para própria inocência, Isso tudo dá ao leitor impressão que Paulo estava casado da vida casado casa de ser marido de ser pais e essa impressão vai crescendo a medida que leitor vai avançado na leitura, principalmente quando Paulo lembra de um paquera da livraria onde podemos ver seu desejo de volta ser livre e desimpedido para inicia uma nova aventura amorosa. E para piora seu psicanalista esta trabalhando contra ele repassando informações para policia mesmo que isso inflija sua ética profissional.    
 Mas contrata partida Paulo tem muito amigos que de fato gostam dele déspota ate de fugi com ele para bem longe, amigos que oferece a causa para ele etc, eu queria ter amigos assim tenho inveja desse paulo, mas na ultima cena do livros mostra como seu amigos não importavam tanto assim com ele ao trata assunto sobre ultimo evento que ocorreu com ele como uma conversa casual em restaurante. Reforçando as súpetas de Paulo que com tempo viram uma certeza, ou seria uma paranoia?
Paulo acreditava que seus amigos suspeitavam dele e ate cobravam uma atitude dela em relação desaparecimento das sua família.

 Conclusão

Um verdadeiro estudo da psicopatia é assim que da para resumi o livro "Nada me faltará", mas não obrigatoriamente um exemplo de escrever um livro de mistério pôs ele tem suas falhas ate um barriguinha, porém isso não quer disse que livro é ruim pelo contrário ele impressionante pelo seu mistério interessante pela forma de narrativa e bem trabalhado, no que parece, ser bem pesquisado para criação dessa história . Uma leitura muito que pode se muito agradável para quem dê certo ler com esta forma de narrativa.

Avaliação



Nota:
8

Antes de ir quer mais uma vez pede para quem pode, arca com este preço, compra se curso em abaixo porque assim você ajudará este pobre rapaz, que te escreve neste momento, que enfrenta uma situação nada fácil sem emprego e agora com mais uma baixa na renda família. Se não pode entendo e agradeço mesmo assim importante é ler; e compartilha com coleguinhas se tem conta Google segui blog  e deixa comentários isso também ajuda e muito.


@Geniodoquadrilatero
@geniodoquadrilatero

@geniodoquadri

@dwdsamuelpb


Há galerinha antes de ir por favo deixa seu comentário de sua opinião principalmente se para ajuda melhora os postes, se lembre que seu feedeback é importantes para nós. 

Comentários

Postagens mais visitadas