Retrospectiva de 2020

 Um Recapitulação literária de 2020



Neste ano vou fazer uma coisa nova uma retrospectiva literária geralmente não faço isso ate porque eu quase nuca tenha uma boa noção da minha vida literária, em resumo, eu não tinha ideia de quanto livros lia e de qual gêneros li só uma leve noção, mas dessa vez é diferente com ajudas de planilhas eletrônicas, uma ótima ideia para pratica meus conhecimentos em Excel, embora use calc que da na mesma, consegui coleta dados suficientes para descreve o meu comportamento de leitor.
"Mas os apps já não fazem isso, para que deu se o trabalha desse?"
Eu sei que apps como kobo e agora kindle dão estatísticas de nossas leituras, mas as informações oferecidas ou trabalhadas por eles não são do meu interesse, no mínimo da minha curiosidades, mas não as informações necessária para ajuda me maldá  meu comportamento de leitor do jeito que acredito; ou melhor eu quero que seja. Além disso as estatísticas do apps são insuficientes ou errôneas, ou pelo menor tem um ar de surreal nela por, exemplo no kobo tenho uma media de leitura 56 página por minuto, bem realista né?
O que faz necessário que eu mesmo crie as minhas bases de dados das minhas leituras para processa las do jeito que eu quero da forma mais precisa possível.
 " Você poderia ter usado skoob que doto mundo usa para organiza informações de suas leitura?" 
É verdade com poderia ter feito planilhas no Google usando usa ferramenta para isso, só achou que damos muito informação para os date centres de muitos empresas entoca de nada e eu não queria dá mais estas informações, em questão de privacidade digital prefiro resguarda me até onde posso contra essa roubalheira de dados pessoas, na minha conta do Google quase todos coletas de dados esta pausadas e sempre apago os registro de atividades da minha conta principal, lembrei que tenho que faze neste mês.  
Então aqui vou compartilha só o que eu quero compartilha com meus leitores; vamos lá.

Observações à Ser Feitas  

Tal vez seja natural do homem ser desorganizado por isso sempre tenho problemas para organiza as coisas na primeira vez, na segunda já conto um pouco de conhecimento empírico e um pouco de reflexão que aponta, o que, podia faz de melhor. Por isso, que neste ano alguns dados que gostaria de ter e de compartilha com vocês não estão disponível, porem já para 2021 com uma planilha mais elaborada e com bacos de dados disponível poderei ter mais informação especifica sobre meu comportamento de leitor, e para caso tem passado em branco explico que com essa informação consigo altera meu habito de leitura da forma quero e que acho devia ser ideal de leitor brasileiro.
"Pouquinho demais não acha não?" 
Não.

Um velha percepção

Um coisa que percebi ao pouco tempo e não precisei de banco de dado para isso que graça ou SFG tenho várias vias de acesso a literatura, e é importante lembra que é gratuita e legal, de diferentes gêneros, deferentes formatos, e deferentes públicos, possibilitam que eu possa faze um filtro literário deixando a minha litura mais seleta, o que bom, visto que, não sou booktube para fica lendo todos livros que editoras querem, me tonado um leitor "farofa", ler tudo e tudo acho bom.
Vou explica melhor, quando você é pobre e não tem dinheiro para comprar livros e para mante habito só se for de graça, então tem ser com minha vó diz "caio na rede é peixe" não importa gênero, não importa autor, não importa nacionalidade da obra, faixa etária do livro e muito menor qualidade do produto caio na mão lemos, se não, não mantemos habito da leitura e nem lemos nada na vida. 
Neste ponto Google play livro ou kindle não ajuda muito ou menor que você tenha expertce ou conhecimento com moto de busca que pode ajuda numa pesquisa específica, e isso já tenho, além disso como disse lá em cima com minhas pesquisa ou melhor achados do SFG mesmo pobre e zerado de gana tenho luxo ter uma leitura mais seleta, como uma pessoa com boas condições de vida. Para ser mais claro imaginamos que eu quero ler mais nacional, e realmente quero, no play livros isso seria mais difícil de ser fazer porque ele só uma categoria "gratuitos" e só não tem gratuito e nacional ou gratuito e terror nada disso, já app mais apropriado para isso é o wattpad ou sweek onde leitor poderá ter livros nacionais, do gênero que quiser, gratuito, sem violar direitos autorais.
É logico que as plataformas de auto publicações não são única opção tenho bibliotecas digitais nacionais e biblioteca físicas também é só navegar pela seção SFG. 

Formando Bom gosto

E com informações das estáticas que fiz de mim mesmo, definir os parâmetros do meu hábito seleto de leitura. E junto como este leque opção de acesso ao leitura gratuita e legal poderes maldá este hábito de leitor da forma que quero e achou ser o hábito ideal para um intelectual conservador e brasileiro, ainda nas minhas condições econômicas, apesar que falta defina todos gêneros que vou foca.  
Sei que muito se esculta nessa estoria de que "leitor deve sai da sua zona de conforto", "varia suas leituras ","ler coisas diferente","desafia se"  e "ler de tudo e não fica na bola literária", amigos sinceramente tudo isso é "Pablo furado"  que visa agrada mercado editorial que ficara muito feliz com pouco leitores do Brasil lerem de tudo um pouco, porém quantidade não é qualidade ler de tudo não faz do leitor uma pessoa melhor nem mais inteligente por ao contrario um leitor "plural" pode ter várias visões de mundo e varias perspectivas da realidade, mais isso vai te contribuí em que? 
Você só  vai ter raiva se ponto de vista for oposto ao seu ou enojado, dependo do gênero de leitura ou de linguagens literária usada, e ate traumatiza e acaba perdendo gosto pela leitura se você for uma pessoa sensível para certos assuntos, algumas desse livros tem "gatilhos emocionais", a pergunta é, o que pode acontece com a pessoa  se este gatilho  for puxados.

"Vamos e conviemos", ler o que você odeia não faz sentido e só serve para destrui sua própria mente do jeito que ele a esquerda quer, pessoa com mentes destruída para acredita nas leseiras comunista e deixa-los pode de ricos e poderosos, repare que é só gente de esquerda que fica com esse papinho de "sai de zona de conforto ou saída bola literária" primeiro define o que seria essa zona de conforto no universo literário? Ou que seria uma bolha literária? E o que leitores ganha fazendo isso? 
Nada; ao não se vira um leitor "farofa" que não tem opinião própria com pessoa da esquerda querem, não o sabe o que gosta e pio se expõe lixos intelectuais por que alguns professorzinho de esquerda ou otário ativista dizer que é bom.

Má Digital Influencias

Você lendo este artigo deve esta lembrando ou pensado nos booktube que tem estantes ricas e variadas, primeiro a maioria deles são de esquerda ou praticam ativismo intelectual de esquerda, quase todo, em grande massa, são empregados da indústria editorial que manda eles lerem resenharem, dá sua opinião e fazer vog e ou só cita o livros em seus vídeos que ela quer vende, isso é tão verdade que nos bookhall nos vídeos sempre tem os mesmo livro que por sinal são lançamentos. É logica lançamento dá veiw, da visita e clique, e pela minha experiencia não da tanto assim. 
Mas não aparece livros de editora pequena ou desconhecidos que também estão lançando coisa nova e de leitores independentes como eu faço, pôs grandes maiorias dos autores que resenho são independes. 
E nenhum dele tem um gênero específica, sempre estão lendo um monte de gêneros sem se fixa em nenhum.
"Mas você não seque booktube?"
Sim; houver tempo que eu sequia qualquer booktube que eu me simpatizava, mas pois briga com alguns e me irrita com posicionamentos de outros fizeram me refleti, que devia seque youtube que tem mais ave com minha afinidade literária e não pela simpatia, ser mais seleto no que assisto. E agora eu sou mais seleto seguido só alguns booktube que tem mais ave com minha visão de mundo e com minhas preferências e penso duas vezes ante de adiciona mais um na minha lista canais.

Lado Bom

Porém como tudo na vida tem dois lados um bom e outros ruins neste caso não é diferente esta coisa de leitor "plural" tem seus lados bom para quem ainda não tem gosto literário formado, ou até mesmo sua personalidade formada, que é ele ficara sabendo o que detesta e o que amar e como eu, poderá caminha para criação do seu filtro literário.
Afinal de conta ser leitor é como ser um apreciado da gastronomia; tem quem come só da alta gastronomia, coisa fina, e tem que comer tudo incluís merd... #@!!?.

Os Dados

Como falei tem dados vão fica faltando com quantidade de leitura ao logo do ano e comportamento de consumo correspondente, mas é um detalhe; então vamos as estatísticas.

Idiomas LIdos by Samuel Mendes da Silva samuca

Resultado Disso 

Como podem ver eu li muito pouco em outras línguas, o que para uma pessoa esta estudando outros idiomas não é nada bom, porque isso deixa ela -no caso eu- estagnado na competência da leitura e escrita das línguas que quero aprender em especial Inglês, é claro é bom ler português, visto que, acabo conhecendo mas da minha própria língua e "enriquecendo meu vocabulário", entre áspera porque não é bem assim as coisas fusiona, mas se eu quiser melhora minha leitura e conhece outras línguas tenho que mante um certo equilíbrio na frequência de leitura de idiomas.
Se por um lado li muito em português, em outro li pouco nacional o que não nada bom para um patriota, conservador como eu lê muito mais estrangeiros do que meus patrícios, não é ?
Como falei lá em cima, do texto, não sou a favo dessa história de "sai da zona de conforto, lendo outras coisas", porem não me agrada que minha leitura fica quase exclusivamente de fantasia, não que eu não goste de fantasia, deu para nota de que gosto, e muito, mas um verdade intelectual ou leitor que almeja alto nível de inteligências, e evolução espiritual, mental, e de caratê pessoal como certeza não obterá lendo fantasia infanto-juvenil, por isso vou tentar leu mais divulgação cientifica. 

Planejamento

Acho que esta na cara, que tendo com ponto de partida estes informação formulei uma lista de livros para ler em 2021, define novas metas de leitura como ler pelo menor cinco livros de cada línguas que eu consigo ler bem, e bem significa ler um ou dois parágrafos praticamente sem ajuda do dicionário, talvez reformule lista ou altere meta anual mudando de 10 para 12 afinal de conta é só dois livros a mais na conta. porém vou mate regras dos idiomas em português, do número mínimo de 100 páginas 

Conclusão

E para terminar este artigo deixo aqui meus votos de feliz ano novo e de boas festa, para quem ainda tem festa para celebrar, e também votos de que este 2021 seja melhor do que de 2020 sem "enganamia" e "engodo-vírus" e de preferência sem esquerda para destruir o mundo incluindo globalismo. E nos vemos nos próximos postes até lá.



OBS:
Só uma coisinha para quem quiser sabe mais sobre os livros lidos ou os que ficaram para andamento algo como uma lista como na meta anual escreve sua vontade nos comentários sua participação é importante para mim.



@Geniodoquadrilatero
@geniodoquadrilatero

@geniodoquadri

@dwdsamuelpb


Há galerinha antes de ir por favo deixa seu comentário de sua opinião principalmente se para ajuda melhora os postes, se lembre que seu feedeback é importantes para nós. 

Comentários

Postagens mais visitadas