quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Mês do minicontos 2ed #9

A Origem do enxadrismo



Houve em algum momento Athena filha de Zeus se apaixonou por Hélio deus do sol e eles tiveram uma filha chamada Caissa, e Caissa era moça mais bonita de tudo Olimpo como também a mais inteligente que já se ouvira fala em todo mundo e sua fãma alcançar até foz do Nilo no Egito.

Muitos deuses viam de vários lugares do mundo para conhecer essa deusa tão linda e sabia que ouviram falar ao conhecer-la ficavam admirados com sua beleza e inteligência eles não conseguiam acredita que pudesse haver um deusas com tal dotes. Alguns ficaram apaixonados por ela e juravam amor eterno para Caissa, mas ele costumeiramente rejeitavam os.

 Mesmo com sua rejeição eles faziam de tudo para conquistar-la e um desses deuses era Ares o deus da guerra que de todos os deuses ele vira como rival  Poseiodon deus dos mares também queria disputar  pela mão de Caissa, então ambos resolveram batalha por ela. E até Atlas senhor das terra queria entrar na disputa dos dois.

Uma guerra entre terra e os mares que envolver mais deuses isso seria uma grande calamidade para todo planeta, e sabe ela era causa disso tudo fez que Caíssa entrasse uma grande depressão chorava dias e noites até lhe veio a luz. Ela teve ideia de cria uma competição que viesse substituir a guerra e ninguém saísse feriado.

Ela pensou que essa disputar poderia se um jogo difícil de modo só sobrasse um no final e cuja vitória fosse incontestável para todos os jogadores por tanto um jogo que fosse guiado pela razão exigindo o jogador tivesse a melhor habilidade para se seu marido que era inteligência. Além da paciência e capacidade de dedução.

Com essa ideia em mente Caíssa passou vários dias com as musas da sabedoria, da inspiração e criatividade, da inteligência, a da matemática e das  batalhas elas trabalharam na criação desse jogo e quando terminaram Caíssa mando uma mensagem através de Hermes com seguinte posposta:

- vencerei este jogo que criei então casarei contigo, porém se perder casarei com vencedor da disputar e tu não reventicaras-me mais pois não terias direito para isso.

Cada deus recebeu a mensagem com as regras do jogo e aceitou suas condições, no dia seguinte os deuses se reunían no Olimpo para disputar eles se deparam com jogo de mesa que na verdade um tabuleiro com dezesseis peça divididas em oito posicionadas lados opostos do tabuleiro de formação indenticas e objetivo do joga era só um captura rei do oponente.

Ele foram informada jogariam em dois uma dupla por vez e vencedor de cada dupla jogaria com vencedor da outra dupla até ficar único campeão. 

Achando fácil outros deuses, que também estava apaixonado pela Caíssa, resolveram participar da disputar sendo que antes era só três rivais agora eram dezesseis competidores. Os jogos começaram logo esse número era tão grande começou reduzir, sim o jogo era fácil, mas as disputa eram difíceis, no fim só um deus conseguiu vencer Ares e Poseiodon e ficar com mão de Caíssa, esse era Asclépio deus da medicina.

Caíssa se apaixonou por tão hábil enxadrista, pois ninguém jogo com tanta estratégia, tanta frieza e habilidade como ele o que despertou grande interesse dela por Asclépio e eles se casaram dando fim na guerra que ameaçara todo planeta.

E o jogo que salvou o mundo, Caíssa chamou de Xadrez e pelo jogo ela ficou muito mais conhecida ao ponto de Zeus país dos deuses proclamará musa dos enxadristas e deusas da estratégia. De forma que cada vez que um enxadrista está em um joga e precisa de uma inspiração é Caíssa lhe dá ajuda necessária para vencer.

Fim 
 .............. 
 Eu não sou muito amigo da ortografia as vezes nem da gramática então se você encontro algum erro de seja de ortografia ou de gramática ou ate retórica, por favo acuse esse erros nos comentários para que eu possa melhor minha escrita cada vez mais. De ante mão fico muito agradecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário