Conceitos de ficção científica e fantasia

Numa resenha que digitei para blog sobre Frankenstein eu classifiquei como terror de fantasia e suponho que alguém se perguntou, porque gênero é esse se todo mundo diz que Frankenstein é uma obra de ficção científica? É simples conceito de fantasia e ficção científica é diferente e eu me prendo muito aos conceitos das coisas para
mim são importantes.
Vemos o que interessa.
O que é fantasia?
É uma ficção alicerçada na fantasia ou seja na magia no misto e até sobrenatural  (é coisa do além ) e incluindo criaturas do imaginário popular como lobisomem e etc.
O que é ficção científica?
Geralmente as pessoas acreditam que ficção científica é qualquer estória que tenha temática ciência, mas não é,  na realidade ficção científica é uma história baseada em um fato científico. Autor ele pega um determinando fato ou informação científica começar inventar em cima dela. Isso se observar na obras de Júlio Verne por exemplo no "20 mil léguas submarinas" onde se ouve fala de um monstro marinho que Destrói as embarcações logo ele foi classificado com cetáceos, de onde autor tirou isso?
Ele deve se informado que os maiores animal-marinhos  do mundo são da família dos cetáceos, assim ficar claro que ele não inventou isso mas usou conhecimento científico para criar uma história. O que mostra que ele trabalhou muito para criar as melhores obras literárias de todos tempos.
Porém se olhamos para trás veremos o primeiro autor de ficção científica que eu tenho conhecimento. galileo galilei segundo as minhas informações ele publicou duas obras "o diálogo " e, se não me falhe memória, "viagem à lua" e ambas são ficção. Em uma Ele expõe sua tese Heliocêntrica em um diálogo entre três pessoas e na outra ele mostra descobertas feitas com telescópio descrevendo à lua numa estória cujo homem vai à lua como "da terra à lua" de  Júlio Verne. Aqui a ficção científica ganha outros conceitos que é uma ficção onde autor expõe uma tese científica não importa de que área da ciência.
Então podemos dizer que ficção científica tem dois conceitos e história dela é dividida em ante e depois Verne de toda formar ambos dois conceitos são válidos. 
Frankenstein até tem à ciência com pano de fundo, mas como eu digitei anteriormente isso faz da obra ficção científica é preciso uma base verídica para que monstro possa viver  uma informação científica que sirva de base para a experiência de Frankenstein. Em algumas adaptações até tem suposto princípio científico mostrando que se pode transformar uma obra em ficção científica, porém original simplesmente Frankenstein dá à vida ao monstro, sem nem se quer um relâmpago, como se fosse magia se não tem uma explicação científica com um princípio verídico então é magia. 
Portanto, apesar Dr.Frankenstein ser um cientista à obra 'Frankenstein ' não se encaixar no gênero ficção científica, é mais apropriado gênero fantasia de terror. No próprio prefácio do livro a autora de mostra que seu objetivo era criar uma história de terror e não ficção científica. Assim ficar esclarecido a minha escolha de gêneros e conceitos que tenho deles.
 Pôr favor continue curtindo meu blog.

Comentários

Postagens mais visitadas